quinta-feira, 5 de julho de 2012

OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA: SANTO ANTÔNIO, SÃO JOÃO E SÃO PEDRO.


Alunos do 5º ano, turma A, dos professores Regina Santos, Raine e Laudemir participaram da oficina de Língua Portuguesa sobre os festejos juninos. Com o objetivo de utilizar as competências múltiplas, elaborada por Howard Gardner (Harvard) e com embasamento no estudo dos portadores das altas habilidades que sua esposa, a Drª. Ellen Winner, também, desenvolve na mesma Universidade, no dia 13 de junho, dia de Santo Antônio iniciou a oficina. Os alunos construíram um painel retratando uma festa tipicamente “caipira” detalhando todo o conteúdo estudado dentro desta temática. Agradecemos à participação da equipa da educação especial e dos alunos do 4º Ano A da professora Zilma.No dia 28 de junho, em homenagem a São Pedro fez-se o encerramento da oficina. Houve degustação de pratos típicos da “roça” e dança.

Objetivo: Utilizar as competências múltiplas e altas habilidades observadas em sala de aula.

Metodologia: Elaboração de oficina multidisciplinar considerando as especificidades de cada aprendente.

Desenvolvimento:
  • Observação do comportamento, interesse, desinteresse, necessidades educacionais e habilidades dos aprendentes;
  • Valorização das competências desenvolvendo a auto - estima;
  • Apresentação de relatos sobre os festejos juninos;
  • Conhecer para respeitar e tolerar as diferenças culturais;
  • Planejamento envolvendo a importância cultural trazidas pelos colonizadores, migrantes e imigrantes;
  • Valorização pessoal e interpessoal;
  • Trabalhos em equipes;
  • Coordenação motora, lúdico e regras;
  • Estudo de casos e relatos de experiências;
  • Palestra sobre as festas juninas;
  • Apresentação do tema do painel;
  • Apresentação das músicas para o coral;
  • Caracterização junina: maquiagem;
  • Finalização do painel e fotos;
  • Ensaio da dança: São João;
  • Exposição e degustação de pratos típicos;
  • Apresentação da dança;
  • Festa de encerramento com a participação do 4º ano A – Profª Zilma.


    Conclusão:

  • Capacidade e autonomia na resolução dos problemas apresentados;
  • Resiliência, sem a interferência do ensinante, no enfrentamento de situações que pudessem inviabilizar o objetivo a ser atingido;
  • Uso de estratégias adequadas para a conclusão da oficina;
  • Interação entre as inclinações biológicas e as oportunidades de aprendizagem e valorização pessoal;
  • Constataram-se manifestações múltiplas das competências e presença de altas habilidades em:

    • Linguística
    • Lógico-matemática
    • Espacial
    • Corporal cinestésica
    • Interpessoal
    • Intrapessoal
    • Naturalista.
Fotos:
Nosso fotógrafo: Adão





O ensaio São João and his new guitar, o painel e a dança:




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário