segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Sustentabilidade com justiça social


O jornalista Jaques Douglas Mota apresentou palestra sobre desenvolvimento sustentável sobre o tema Sustentabilidade e Sociedade Contemporânea para os alunos da Escola Médio e Fundamental Professora Divaneta Lessa de Moraes, em Nova Betânia, Viana / ES, no dia 19 de junho de 2012.
Na abordagem do tema, destacou três vertentes da sustentabilidade: a justiça econômica, a justiça social e ambiental, buscando debater e desvelar as causas e consequências desses fenômenoss.
De acordo com Jacques Mota, estamos vivenciando um momento de conflito entre dois paradigmas de sociedade: a sociedade de consumo e a sociedade sustentável. “ Quero alertar para a riqueza que esse momento traz a estudantes e educadores, não só pela possibilidade de escolha que a cada um é dada, mas pela oportunidade de identificar e qualificar os acontecimentos e fenômenos presentes, tanto políticos como econômicos e sociais”, ressalta o jornalista.
O palestrante chamou a atenção para o tema da “economia verde”. Segundo ele, criou-se um novo nicho de mercardo em que as empresas verdes, como são chamadas, participam do sistema produtivo utilizando matérias- primas sustentáveis do ponto de vista político, econômico e social, dando a seu produto a certificação da sustentabilidade. “ Além disso, criou-se o que chamamos de “maquiagem verde”, quando indústrias de produtos totalmente artificiais se autodenominam sustentáveis”, alerta Jacques.

Jacques Douglas Mota é jornalista profissional, Especialista em Gestão Pública pela UFES, bacharel em Comunicação Social/ Jornalismo pela UFES, bacharel em Direito, aluno do 1º curso de Jornalismo do Jornal A Gazeta, atuante na área de meio ambiente. Indica as organizações Lunar Maria- http://institutolunarmaria.blogspot.com.br/ e FASE – http://www.fase.org.br para pesquisa dos interessados, além de seu blog http://razaocomunicativa.blogspot.com.br/.



Nenhum comentário:

Postar um comentário